Nomes mais populares em Portugal em 2023, até agora...

em 27/11/23



O Correio da Manhã divulgou hoje um ranking com os nomes mais escolhidos pelos portugueses entre 01 de Janeiro e o dia 23 de Novembro deste ano e, sem grandes surpresas, Maria & Francisco lideram a tabela, repetindo um resultado que já remonta a 2019. 

Aqui fica o restante top 10: 


Meninas


  1. Maria - 4675 registos
  2. Alice - 1111
  3. Leonor - 1090
  4. Matilde - 1011
  5. Benedita - 1002
  6. Carolina - 836
  7. Beatriz - 670
  8. Francisca - 654
  9. Camila - 616
  10. Margarida - 600


Meninos


  1. Francisco - 1367 registos
  2. Afonso - 1171 
  3. Duarte - 1129
  4. Lourenço - 1118
  5. Tomás - 1061
  6. João - 1006
  7. Vicente - 949
  8. Gabriel & Miguel  - 904
  9. Martim - 902


É certo que são dados provisórios e ainda temos mais de um mês até ao final do ano, mas fiquei bastante surpreendida com o resultado de João que, a manter-se, passa a ocupar a posição mais baixa de que tenho registo! 

Nota ainda para Santiago, um ex líder de ranking que agora abandona o top 10, onde tinha chegado pela primeira vez em 2013. Os nomes mais populares em Portugal são muito estáveis e Santiago foi mesmo um fenómeno anormal, pela rapidez com que se popularizou e pela forma como começou a cair. 

Destaque ainda para o duelo entre Duarte e Lourenço e para o claro avanço de Vicente em direção ao top 5, coisa que deve acontecer a curto prazo. 

No que respeita às meninas, o destaque vai inteirinho para Benedita, que ultrapassa pela primeira vez a marca dos mil registos anuais, registo este que é difícil de alcançar! 


20 comentários:

  1. desejosa de saber, pelo menos, os dez seguintes nomes mais usados. lembro-me de, no ano anterior, Aurora ter sido o 20º nome mais usado - não sei se se repetirá. assim como Bernardo, que não esperava ver na lista (raramente o ouço em crianças).

    quanto a estes primeiros dez, Leonor e Matilde vão-se mantendo, assim como Alice, Beatriz, Carolina, Francisca, Margarida (este último, achava ter caído ligeiramente mais). Camila poderá ser o "próximo" Alice: vai aumentando gradualmente, até ocupar uma posição sólida (ao contrário de Clara, que parece sempre mais ouvido do que realmente é, com o seu "pequeno auge" em 2017-2019 ou Olivia, que ainda não vingou, mas que se vai ouvindo).

    na lista masculina, concordo inteiramente com a Filipa. talvez mais interessante com a queda de João e a ausência de Santiago (que, como Rodrigo, acho que já teve o seu momento), mas sem grandes surpresas: Francisco anda nas "bocas do mundo" e Tomás, Duarte, Vicente e Lourenço foram nomes mais que ouvidos, este ano. Martim, Miguel e Afonso estão para a lista masculina, como Beatriz, Carolina e Francisca estão para a feminina. são consensuais e transversais!

    ResponderEliminar
  2. Muitos bebés no meu núcleo e interessante que todos fugiram ao top 10

    João é realmente curioso, talvez já existam Joãos a mais no país

    ResponderEliminar
  3. Tenho a sensação que muitas das Claras podem ser Maria Clara, e daí não aparecerem tanta no top quanto esperado.

    ResponderEliminar
  4. Bate certo com os nomes que mais ouço no meu círculo de amigos, colegas, conhecidos, miúdos da escola, das atividades, dos parques infantis, eventos, etc (moro no centro de Lisboa). Acaba por andar quase tudo à volta destes 10 nomes (masculinos e femininos).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. também vivo no centro de Lisboa e pelo que ouço e observo, no caso masculino, é gritante. as escolhas são mesmo (só) baseadas nestes primeiros dez. no caso feminino, diria que há mais alternativas e inovações!

      Eliminar
    2. Nem precisa de ser centro de Lisboa, trabalho numa loja de roupa em Leiria e nos meninos quase adivinho o nome antes de perguntar (Lourenço, Vicente, Afonso ou Francisco)

      Eliminar
    3. Eu este ano tive um Nuno 😉 e tenho um Daniel com quatro e um Luís com oito.

      Eliminar
    4. Eu tive um Nuno há 6 anos... Quando nasceu as enfermeiras da maternidade vinham ver o menino que não era Francisco nem Lourenço. diziam que era uma lufada de ar fresco 😅

      Eliminar
    5. Sou do Minho e trabalho numa IPSS dedicada à infância crianças dos 4 meses aos 10 anos de idade os nomes deste TOP 10 repetem-se em todas as salas. As vezes é complicado distinguir as crianças pelos nomes porque há casos que só se diferencia um apelido. Nas meninas nascidas entre 2020 a 2023 já se encontra nomes diferentes deste TOP. São nomes mais na linha dos nomes retro e que também já se repetem nas salas (Júlia, Aurora e Olívia).

      Eliminar
  5. Fico contente por Clara não estar no top 10, apesar de saber que a maioria será Maria Clara e por isso deverão estar escondidas na contabilização das Marias. Tenho uma Clara (só Clara) no forninho e tenho uma modesta esperança que não haja muitas outras na escolinha quando crescer :)

    Benedita, é um nome que também gosto, e já esperava que subisse, portanto não será de todo um nome utilizado por nós para uma futura irmã da CLara (a não ser que acabe por descer no ranking.)

    Fiquei surpreendida com Vicente, gosto mesmo muito, e tenho pena que esteja praticamente na marca dos 1000 registos.

    ResponderEliminar
  6. Ora lamento informa-la, mas dos dois nascimentos já previstos para o próximo ano no meu círculo de pessoas, a menina será Maria Clara. 😅 e as que conheço são todas Maria Clara.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No meu círculo não temos mais nenhuma Clara, e a minha não será Maria, pelo que ainda tenho esperança :)
      Os nomes dos futuros filhos certamente serão menos comuns, mas Clara já está decidido há imenso tempo, e a popularidade não nos fez voltar atrás.

      Eliminar
  7. E Alice que ultrapassou Leonor e Matilde? Não estava à espera, mas afinal, estes nomes já reinaram muito tempo.
    Também não estava à espera que Camila estivesse no top 10. Ainda não conheci nenhuma bebé com este nome.

    ResponderEliminar
  8. Nasceu no dia 28 um Gabriel no círculo de amigos
    Para o ano nascerá uma Maria Clara e um Tomás na família.
    Nesta 4ª geração da família já temos: Maria (2013), Duarte, Benedita, António (2022).
    Sempre disse que se tivesse meninas seria Benedita e Constança mas devido a popularidade absurda de Benedita e com ela a decrescente subtileza de quem coloca este nome nos filhos, além de já haver uma na família, já foi riscado. Esperança na Constança a ver se se mantém intacto na família 😝

    ResponderEliminar
  9. Tenho um bebê nascido em 2022 chamado Afonso, a sua popularidade nunca me fez deixar este nome de parte! Na sala dele para já é o único Afonso, existe também um Francisco, mas também uma outra variedade de nomes desde Kristian, Márcio e Enzo! No outro dia ouvi o nome Osvaldo num bebê.

    ResponderEliminar
  10. Gosto muito dos nomes Camila, Vicente e Gabriel e confesso que me surpreendeu a posição que alcançaram no top 10. Não estava à espera de tanta popularidade.

    ResponderEliminar
  11. Tenho uma Camila nascida em Inglaterra. Acho o nome floral, fresco e jovial e combina bem em Português e Inglês, sem grandes diferenças na pronúncia. No entanto, desconhecia a popularidade do nome em Portugal, e como detesto nomes da moda, se tivesse tido mais informação, não teria escolhido Camila. Estou arrependida! Conhecem alguém que se tenha arrependido do nome que escolheu? Tenho esperança que o nome desça de posição, pois turmas inteiras com os mesmos nomes, depois são o Silva, o Carvalho, o Torres, etc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro o nome Camila, aliás arrependi-me de ter escolhido Constança, e se fosse hoje escolheria sem dúvida Camila.
      Acho que Constança não é de todo um nome internacional, e arrependi-me completamente, o meu marido é que não me deixou trocar o nome 😔

      Eliminar
    2. Também prefiro Camila a Constança, apesar de serem ambos bonitos.

      Eliminar
  12. Eu prefiro Bárbara e no entanto nem se vê no ranking! Acho de extremo mau tom e falta de sensibilidade para o nome Bárbara. Foi só um desabafo, peço desculpa mães!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)